Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Geleia de frutas vermelhas caseira: receita simples e prática; veja como fazer!

Receita prática e saudável para café da manhã e lanches

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Fazer geleia com frutas congeladas é tão simples quanto usar frutas frescas e pode ser muito mais econômico, já que as frutas podem ficar armazenadas e ter uma durabilidade muito maior. O segredo para fazer uma geleia de frutas vermelhas consistente e saborosa está em ajustar um pouco o cozimento para compensar o excesso de água. 

Essa receita é pão para toda obra! Ideal para comer com torradas, panqueca americana e até rechear bolo de aniversário. Também é uma opção de acompanhamento para tábua de frios e ótima combinação de recheio para bolo de pote, já que casa super bem com brigadeiro branco e leite condensado. A seguir, veja como fazer geleia em casa: 

Veja também: Receita de geleia de morango

Receita de geleia de frutas vermelhas congeladas

Ingredientes:

  • 500 g de frutas congeladas (morango, amora, framboesa, mirtilo, etc.)
  • 250 g de açúcar (ou a gosto)
  • Suco de 1/2 limão (ajuda na conservação e na textura)
  • Opcional: 1 colher de chá de pectina (se quiser uma geleia mais firme)

Modo de preparo:

  1. Deixe o mix de frutas vermelhas congeladas em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos, ou use direto do congelador se estiver com pressa (a receita vai funcionar, mas pode levar mais tempo para apurar).
  2. Coloque as frutas em uma panela média, ligue o fogo médio e deixe soltar líquido. Quando começar a ferver, amasse levemente com um garfo ou amassador.
  3. Misture bem. Cozinhe por 20 a 40 minutos, mexendo sempre, até engrossar. Quanto mais tempo no fogo, mais espessa fica. Se estiver usando pectina, adicione conforme as instruções do fabricante.
  4. Coloque um pouco da geleia num pires gelado. Se ela não escorrer quando você inclinar o prato, está pronta.
  5. Coloque ainda quente em potes de vidro esterilizados. Feche bem e vire de cabeça para baixo por 5 minutos para criar vácuo. Depois, armazene na geladeira.

Quer uma versão de geleia de frutas vermelhas sem açúcar?

Essa é uma versão de geleia de frutas fit, para quem deseja consumir essa delícia sem ingerir açúcar. É uma ótima opção para acompanhar um café da manhã saudável, acompanhado de opções com proteína, e também para complementar um queijo branco na sobremesa. Anote a receita aí!

Geleia de frutas vermelhas sem açúcar 

Ingredientes:

  • 300 g de frutas congeladas
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 a 2 colheres de sopa de adoçante natural (xilitol, eritritol, stevia ou mel*)
  • 1 colher de chá de sementes de chia (opcional, para engrossar)
  • 2 a 3 colheres de sopa de água (se necessário)

Modo de preparo:

  1.  Leve as frutas congeladas direto ao fogo médio. Deixe ferver e solte o líquido (adicione um pouquinho de água se necessário). Mexa e vá amassando com uma colher ou garfo.
  2. Coloque o suco de limão e o adoçante (comece com 1 colher e prove). Cozinhe por cerca de 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Quando a mistura estiver espessa, adicione as sementes de chia e cozinhe por mais 3 a 5 minutos. A geleia continuará engrossando depois de fria. Esse passo é opcional. 
  4. Guarde em um pote de vidro esterilizado com tampa. Dura até 7 a 10 dias na geladeira.

Aposte na praticidade do Mix de Frutas Vermelhas Swift 

A linha de frutas congeladas Swift é natural, sem adição de açúcar, conservantes, corantes ou aromas artificiais. As frutas são rigorosamente selecionadas e submetidas à tecnologia de congelamento individual, considerado o método mais eficiente de conservação, garantindo a manutenção de suas características naturais. No Mix de Frutas Vermelhas Swift você encontra morango, amora e mirtilo (blueberry), ideal para o preparo de vitaminas, sucos, recheios, iogurtes e muito mais. Experimente!

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Doces, Bolos e Sobremesas Dicas de Cozinha Swift zWebedia

Matérias relacionadas

Doces, Bolos e Sobremesas

Confira outras matérias

Imagem destaca o fondue de queijo posto sobre a mesa com duas taças de vinho branco
25.Jun

Dicas de Cozinha

7 receitas de fondue para fugir do tradicional queijo com vinho

Bolo de milho servido em uma tábua de madeira rústica parecida com um tronco de árvore. O bolo foi cortado e há uma fatia na direita mostrando o interior do bolo, que é meio amarelado e visualmente fofinho. Ao fundo da imagem, do lado esquerdo, uma garrafa de café antiga esmaltada de cor amarela e uma xícara esmaltada também amarela. Mais atrás, uma cesta com ovos caipiras. Do lado esquerdo, uma tábua de madeira com uma tigela amarela redonda com coco ralado e outra maior com farinha de trigo. Mais à frente, do lado esquerdo do bolo, uma tigela com açúcar refinado.
25.Jun

Dicas de Cozinha

Bolo de milho perfeito: o segredo está nesse ingrediente surpresa

Pamonha doce servida em uma tábua de madeira.
24.Jun

Dicas de Cozinha

Como fazer doces de festa junina tradicionais sem complicação? Veja 7 receitas fáceis e deliciosas

Uma fogueira acesa está em primeiro plano, com pessoas ao fundo e "Como montar uma decoração para festa junina criativa e econômica" sendo o tema. Bandeirinhas coloridas e luzes penduradas decoram o ambiente.
24.Jun

Dicas de Cozinha

Festa junina em casa: ideias simples para montar seu arraiá "intimista" com amigos e família

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.

OSZAR »